Testemunho de Catarina Ruivo


Testemunho de Missão - Catarina Ruivo | 2012
Alguns dias depois da minha chegada de Angola, já começo a sentir uma pontinha de saudades do último mês vivido em Luanda. Foi um mês de voluntariado, através do Voluntariado Teresa de Saldanha, muito intenso, muito diferente mas muito enriquecedor a muitos níveis: pessoal, profissional e espiritual. Agradeço desde já esta oportunidade às irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena por toda a sua hospitalidade e carinho com que fui recebida.

Durante o voluntariado contactei com a realidade do povo da Periferia de Luanda, uma cidade que cresceu muito e muito rápido, devido à guerra. Num sítio onde as casas não são Casas e as ruas não são Ruas, mas onde a gente é Gente. Apesar das condições em que aqueles vivem, são acima de tudo um povo muito caloroso, sempre em festa, animado e que vivem e sobrevivem com aquilo que têm e conseguem ter.

Como Médica não tive grande dificuldade de adaptação. Felizmente tive ótimas condições de trabalho, ainda que os recursos não fossem muitos (principalmente quando comparando com os meios que temos à nossa disposição cá, em Portugal). Foi bom sentir que de alguma forma contribui para melhorar a vida e a saúde de algumas centenas de pessoas, que tão pouca assistência médica têm.
Depois houve também a outra parte, a Espiritual. Eu que nem sabia o que eram as Vésperas ou as Laudes, quando cheguei ao fim deste tempo de voluntariado já me orientava e cantava na Liturgia das Horas. Sente-se também uma grande alegria ao participar naquelas missas angolanas, tao animadas, dançadas e cantadas.

Às vezes é bom pararmos e dedicarmos um bocadinho do nosso tempo a Deus. Ele que me ajudou tanto ao longo do ano de 2012, ano em que fiz a minha Tese de Mestrado e o Exame de Acesso à Especialidade. Não tenho dúvida que Ele esteve sempre presente e, por isso, tenho certeza que terminei o ano da melhor maneira: a ajudar os outros, como Ele me ajudou!

Obrigada!
Catarina Ferreira Ruivo