Grupo de Pinheiro da BemPosta

A comunidade do Voluntariado Teresa de Saldanha do Pinheiro da Bemposta foi formada em Dezembro de 2013. Á semelhança das outras comunidades VTS segue os valores da Madre Teresa de Saldanha e tem como missão cristã, fazer o bem sempre e onde seja possível. Teresa de Saldanha (1837 - 1916) foi a fundadora da Congregação das Irmãs Dominicana de Santa Catarina de Sena que se insere na Ordem Dominicana.

Neste momento, compõem a comunidade de Pinheiro da Bemposta os seguintes elementos: José Pedro, Liane Pinho, Andreia Silva e Francisca Aires. Desde a formação da comunidade são realizadas reuniões mensais.
O local habitual de reunião da comunidade do Pinheiro da Bemposta é no
Patronato de Santo António (IPSS). Nesta casa, fundada em março de 1928, funciona uma Creche e Jardim de Infância. Nela habitam atualmente 3 irmãs dominicanas que dão apoio a crianças.


Patronato de Santo António no Pinheiro da Bemposta

 Em cada reunião há momentos próprios destinados a conhecer a espiritualidade dominicana, o que implica ler, questionar, estudo, reflexão, um momento de oração e um momento para o jantar e também de convívio.
Como se trata de um grupo recente, este está orientado para conhecer melhor Teresa de Saldanha e Ordem Dominicana, tendo neste momento como atividade principal, aprender a amar melhor Cristo segundo o carisma Dominicano. A responsável pela orientação espiritual do grupo é a Irmã Flávia Dores da comunidade das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena de Aveiro.
Os nossos projetos são também uma oportunidade de dar a conhecer os valores do grupo. Estes sustentam uma mensagem que assenta no nosso compromisso cristão de caminhar segundo os ensinamentos da Igreja Católica e também em Teresa de Saldanha, na determinação da sua fé, profundidade da sua confiança e energia da sua caridade. Em suma, tudo que ajude à prática: "fazer o bem sempre!".

Com vista à participação nas Jornadas Mundiais da Juventude a realizar-se em Cracóvia em 2016, esta comunidade marcou a presença em festas populares de cariz religioso da região com a venda de produtos alimentares; Festa de São Lázaro (em São Martinho da Gândara) e a Festa da Senhora da Ribeira (em Pinheiro da Bemposta). Nestas festas foram vendidos produtos alimentares regionais e caseiros como as «Ginginhas do convento», bombons de chocolate caseiros, bolinhos caseiros, «potinhos de doce de gila», bolachas de coco, salame, marmelada caseira, compotas de maça e canela, etc., e outros itens de lazer como arranjos manuais de flores acompanhados de frases evocativas de Teresa de Saldanha, dos seus pensamentos e portanto, do seu conteúdo espiritual.


 Fomentando a vida comunitária, através do encontro e da partilha, a Comunidade do Pinheiro têm colaborado com a Comunidade de Aveiro na venda de rifas para obtenção de fundos com vista á participação destes dois grupos nas JMJ. Com o mesmo fim, em associação com a Comunidade de Aveiro organizou o Festival das Sopas que se realizou em 7 de Novembro de 2015.
Como atividade de verão, com o mesmo espírito de missão e voluntariado, realiza-se a cada ano o Dominismissio em que participam elementos mais novos das comunidade. Trata-se de uma semana vivida em ambiente de união, partilha, convívio, ajuda e oração e comunhão por todos aqueles por quem pedimos intercessão. Durante uma semana, a missão dos jovens é a de visitar outras pessoas que necessitam da alegria do evangelho.
A Comunidade do Pinheiro participou ainda no Encontro Nacional do VTS, que se realizou de 9 a 11 de Outubro de 2015, e no Jubileu Dominicano.